Um pouco sobre a Feijoada Espanhola, a “Fabada”.

  • 0
fabada

Um pouco sobre a Feijoada Espanhola, a “Fabada”.

A Feijoada Espanhola, conhecida como “Fabada” ou “Fabada Astúriana” é um prato tipico na região das Astúrias espanholas, mas se popularizou no país e agora é muito consumido em todas as províncias.

Este prato tem muitas características familiares a Feijoada Brasileira que nós apreciamos, começando pelo modo de preparo, o grão branco chamado “Faba” precisam ser imersos e ficam de molho por pelo ao menos um dia antes do seu cozimento, somente a faba, após o cozimento do feijão branco espanhol ele é adicionado a carnes de porco e aos acompanhamentos do prato a qual aqui no Brasil chamamos de “Pertences” mas na Espanha é chamada de “Compango”, a qual leva Toucinho, Ouriço, Morcela, Orelha e Rabo.

Leia Também: 8 BENEFÍCIOS DO FEIJÃO QUE PODEM MUDAR A SUA VIDA
Tradicionalmente é servida com cidra ou cerveja no Inverno, é um prato que junto a Paella é um dos pratos mais nacionalistas e apreciados na Espanha.

Origem
A Sua Origem tem diversas fontes, mas está certo que a Fabada foi um prato criado por camponeses, alguns historiadores defendem que a fabada teve origens da Cassoulet francesa, na ideia de ser um ensopado de feijões, na volta pra casa depois de uma vitória contra os Mouros, outros, afirmam que a Fabada foi uma criação da região asturiana, pois nesta região se produz toneladas deste grão espanhol.

FW0504FMA08

Assim como a Feijoada Cassoulet, de Cabo Verde e a Feijoada Brasileira, o prato sempre pertenceu as classes mais humildes e carrega um pouco do patriotismo, a produção do grão Branco Grande achatado continua como fonte econômica local nas cidades de Luarca, Pravia, Cangas de Narcea e Villaviciosa.


Leave a Reply

Peça Já

11 2812-8755 ou 3416-4196

Deixe seu like

Shares